No sentido de facilitar a compreensão e socializar informações relativas ao ensino de Ciências da Natureza, a elaboração de atividades experimentais e inclusivas permitirá que os futuros professores desenvolvam propostas discutidas com os docentes da universidade e professores atuantes nas redes de ensino. Assim pretende-se estimular propostas inovadoras de ensino para contextualizar temas do cotidiano envolvendo o ensino de Ciências, focalizando aspectos interdisciplinares, de inclusão envolvendo as áreas de Química, Física e Biologia, assim como, o desenvolvimento de tecnologias para a criação e manutenção de um site com uma experimentoteca virtual. Dessa forma, pretende-se estimular a interação presencial e virtual entre pares, possibilitando trocas de experiências a partir da diversidade de práticas pedagógicas inovadoras.
Esta proposta visa proporcionar uma aproximação entre estudos teóricos e acadêmicos ao cotidiano do público alvo, envolvendo situações de investigação, discussão e utilização de materiais e métodos no contexto da experimentação. Buscaremos um incentivo para o desenvolvimento de materiais pedagógicos no âmbito das disciplinas dos cursos de licenciatura, de modo a promover também uma doação para o acervo, envolvendo docentes e futuros professores.